Museu do Amanhã anuncia a exposição “Coração S2 - Pulso da Vida”

A partir da próxima quinta-feira (13), o Museu do Amanhã, em parceria com a com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, apresenta ao público a exposição “Coração S2 - Pulso da Vida”. A mostra, realizada em consonância com o Congresso Mundial de Cardiologia, traz para o debate temas como a importância da saúde do coração e sua relação com a qualidade de vida; o impacto da desigualdade social nas doenças cardiovasculares; relação entre saúde mental e saúde física; e o que pode ser feito para garantir uma melhor qualidade de vida.

 

Os ingressos estão disponíveis on-line. https://bit.ly/3CnSs2s

 

O espaço expositivo é composto por três áreas – “Coração”, “Bem-Viver” e “Sentir Junto” – e oferece uma série de informações sobre o órgão vital, além de proporcionar ao visitante uma experiência imersiva que mostra o coração como uma máquina de viver e sentir.

 

“A exposição convida nosso público a desvendar os mistérios e as belezas do coração, em uma jornada que fala sobre o corpo humano e também sobre a construção dos amanhãs que desejamos: amanhãs com saúde, longevidade, bem-estar e qualidade de vida. E, acima de tudo, amanhãs em que nos sentimos vivos, pulsando com a vida e com o mundo”, destaca Bruna Baffa, diretora geral do Museu do Amanhã.

 

“A realização do Congresso Mundial tornará o Brasil, por alguns dias, o centro global da cardiologia, e esta exposição aproxima, por meio da arte, a ciência da população. É um convite à sociedade a tomar consciência sobre a importância do coração em nossas vidas. Desta forma, criamos uma excelente oportunidade para que as pessoas sejam protagonistas na conquista da boa saúde e agentes na difusão de hábitos de vida mais saudáveis. Esta parceria com o Museu do Amanhã consolida a missão socioeducativa da SBC focada na conscientização sobre prevenção e fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, comenta o Dr. João Fernando Monteiro Ferreira, presidente do Conselho Administrativo da SBC.

 

A primeira seção da mostra, chamada “Coração”, aborda os aspectos referentes ao interior do corpo humano, com foco na estrutura do coração, seu funcionamento e condições que podem acometê-lo. Desta forma, o público se aproxima da fisiologia do coração e passa a percebê-lo como um órgão que funciona em conexão com diversos outros. Por meio de uma experiência interativa, é possível ouvir e visualizar seu batimento cardíaco replicado no ambiente.

 

A área “Bem-Viver” evidencia os aspectos sociais, comportamentais, econômicos, étnicos/raciais e ambientais que contribuem para escolhas individuais e expõem a complexidade de obter uma qualidade de vida dentro da construção social atual. Esse contexto revela a importância de um acompanhamento médico humanizado, multidisciplinar e individualizado, além de reforçar a necessidade de políticas públicas para a garantia do acesso à saúde.

 

Depois de ver, ouvir e ler sobre o papel do coração, o visitante finaliza sua experiência sentindo a potência que existe em seu peito. A última seção “Sentir Junto” traduz, com uma intervenção audiovisual de poesia e dança, a sensação do que é estar vivo, estar presente no mundo, sentir alegrias e dores e compartilhar vivências. Aqui é possível ter acesso a outras perspectivas sobre bem-viver, bem como a abordagem do coração pela filosofia africana em um conteúdo produzido pelo filósofo Renato Noguera.

 

S2 - Coração, Pulso da Vida  é uma realização do Museu do Amanhã, gerido pelo IDG-Instituto de Desenvolvimento e Gestão, e da Prefeitura do Rio. Patrocinada por Droga Raia e G-Tech, a mostra tem o apoio da Bayer e Qualicorp, e parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia.