Museu do Amanhã comemora 8 anos com Resenha Black Bom

Ao som da Black Music e com muitos passinhos e coreografias. É desse jeito que o Museu do Amanhã vai celebrar seu aniversário de 8 anos. Além da música e alegria do baile que promete agitar a região, o equipamento cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, inaugurado em 17 de dezembro de 20015 e considerado uma das referências culturais da cidade, vai realizar também uma agenda com atividades lúdicas e de valorização do brincar para os pequenos.

 

A  Resenha Black Bom com Vizinhos do Amanhã vai sacudir o Museu do Amanhã dia 16 de dezembro, a partir das 17h. O evento, realizado em parceria com o Baile Black Bom - movimento cultural nascido no Quilombo Pedra do Sal em 2013 - é gratuito e destinado aos vizinhos da Pequena África (regiões da Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Morros da Conceição, Livramento, Pinto e Providência), mas aberto também ao público geral. Os ingressos podem ser retirados pelo site da Sympla.

 

A Resenha contará, ainda, com uma feira gastronômica assinada pelos Sabores do Porto e reunirá empreendedores locais da gastronomia, moda e artesanato. A agenda faz parte de uma série de atividades desenvolvidas no Programa de Relacionamento Vizinhos do Amanhã, que visa engajar os públicos vizinhos no processo de construção coletiva do Amanhã, através de programações culturais e de mobilização. O objetivo é criar experiências enriquecedoras que contribuam para a constante construção de novas identidades e valorização da vida.

 

Já o Brincar É Ciência - Edição Comemorativa de 8 anos do Museu traz uma série de atividades gratuitas destinadas a várias faixas etárias (de 0 a 11 anos) e a toda família. Com patrocínio da ArcelorMittal, a agenda tem o objetivo de falar de ciência através do brincar e trabalhar as experimentações como uma poderosa ferramenta para a relação com o mundo em que vivemos.

 

“Completamos mais um ano de existência fortalecendo nossos pilares fundamentais, entre eles, a convivência e a construção de amanhãs melhores e mais sustentáveis. É muito especial poder trabalhar esses conceitos por meio da música, da relação com nossos vizinhos e de experiências que nos aproximam de crianças e suas famílias em uma data tão significativa para toda nossa equipe”, comemora Bruna Baffa, Diretora Geral do Museu do Amanhã.

 

Confira a agenda completa:

Sábado, 16/12 - 10h30 às 12h30

Brincar É Ciência: Rolê Steam (Classificação: 7 a 11 anos). Inscrições via formulário

Local: Observatório

Credenciamento: 10h às 10h30

Sinopse: O Rolê STEAM é uma atividade oferecida pelo Programa de Educação do Museu do Amanhã com o objetivo de promover o engajamento de crianças sobre as principais problemáticas que atravessam nossa atualidade em prol de fomentar neles a busca por suas soluções tendo como referencial a metodologia STEAM - do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics.

 

Sábado, 16/12 - 15h às 16h30

Brincar É Ciência: Experimentações do Brincar: Memórias da Terra (Livre). Inscrições via formulário

Credenciamento: 14h30 às 15h (próximo à lojinha)

Local: Horta do Amanhã

Sinopse: Circuito de mediação realizado pelos educadores do Museu do Amanhã, pela área externa do Museu, que propõe junto ao público participante refletir sobre a importância da proteção das florestas, estimulando a curiosidade e os diálogos entre memória e meio ambiente.

 

Domingo, 17/12 - 10h30 às 11h30

Brincar É Ciência: Pequenos Terráqueos (Classificação - 0 a 3 anos). Inscrições via formulário.

Credenciamento: 10h às 10h30 (próximo à lojinha) Classificação: 0 a 3 anos

Local: Observatório

Sinopse: Atividade lúdica composta por muita música e outros materiais transformáveis

 

Domingo, 17/12 - 14h30 às 15h30

Brincar É Ciência: Amanhã de Histórias (Livre). Inscrições via formulário.

Credenciamento: 14h às 14h30 (próximo à lojinha)

Local: Átrio

Sinopse: Contação de histórias africanas e músicas afrobrasileiras com Anderson Barreto para todas as faixas etárias.

 

Domingo, 17/12 - 15h às 16h30

Brincar É Ciência:  Experimentações do Brincar - Oficina de Pigmentos (Livre). Inscrições via formulário.

Credenciamento: 14h30 às 15h

Sinopse: A oficina de pigmentos naturais é uma proposta artístico-pedagógica que busca explorar possibilidades sustentáveis para produção de tintas utilizando matérias-primas naturais e técnicas artesanais. Durante a oficina, os participantes poderão conhecer métodos e processos para utilização de pigmentos e participar de práticas criativas e experimentais, conectando arte, ciência e natureza.

 

Serviço

Resenha Baile Black Bom com Vizinhos do Amanhã

Local: Museu do Amanhã — Praça Mauá, 1 - Centro — RJ

Data: 16 de dezembro

Horário: 16h às 21h

Classificação etária: Livre.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados no site da Sympla.