Museu do Amanhã participa do Congresso da RedPOP

Na segunda-feira (10/7), o Museu do Amanhã recebeu a cerimônia de abertura do 18ºCongresso da RedPOP de Ciência, cujo tema este ano é “Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência”. Durante o evento, a diretora-geral do Museu, Bruna Baffa, ressaltou a importância dos museus de ciência para a sociedade, e como eles podem ser importantes ferramentas no combate às desigualdades no meio científico e acadêmico, assim como na valorização da ciência e saberes dos povos originários.

 

A abertura contou, ainda, com a presença do pesquisador, antropólogo e escritor Idjahure Kadiwel, em uma conversa sobre ciência e Meio-Ambiente mediada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, titular da Cátedra UNESCO e diretor da Escola de Futuros do IDG, Fábio Scarano.

 

"A RedPOP tem um grande alcance no continente, e esse tema da popularização da ciência é essencial. Estamos particularmente felizes em abrir esse evento no Museu do Amanhã, porque já passou do tempo de falar de ciência e de ciências. O evento deste ano tem muito esse olhar do diálogo, do conhecimento científico com outros saberes, e a gente vai poder compartilhar um pouco disso, compartilhar os conhecimentos que temos de sobra no nosso continente", disse Scarano.

 

Museu do Amanhã ministra laboratório sobre Alfabetização em Futuros

 

Ainda como parte da programação de abertura do 18ºCongresso da RedPOP de Ciência, o Museu do Amanhã realizou o laboratório de Alfabetização em Futuros. Conduzido por Fábio Scarano e pela gerente de Desenvolvimento Científico do Museu, Nina Pougy, a atividade levou os participantes a pensarem sobre o futuro do conhecimento.

 

O laboratório foi realizado a partir das diretrizes da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, sediada pelo Museu do Amanhã em parceria com a UFRJ, que tem como objetivo capacitar brasileiros e brasileiras a pensar em novos amanhãs, materializando no presente soluções para um futuro melhor.