Museu do Amanhã recebe primeira edição do Festival LED-Luz na Educação

No último final de semana, o Museu do Amanhã foi palco para uma série de conversas, oficinas e palestras que debateram o futuro da educação no Brasil. O Festival LED-Luz na Educação, que aconteceu nos dias 8 e 9 de julho, reuniu público e especialistas das mais diversas áreas para uma reflexão sobre os impactos do metaverso, da realidade virtual e da inteligência artificial na educação e como essas novas tecnologias têm potencial para tornar a aprendizagem mais interessante.

 

Foram mais de 24 horas de conteúdo, 50 mesas de conversa e 11 oficinas que aconteceram simultaneamente no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). Entre os participantes estavam presentes Emicida, Amy Webb, Conceição Evaristo, KondZilla, Eduardo Giannetti, IZA, Drauzio Varella, Silvio Meira, Maju Coutinho, Fábio Porchat, Ângela Figueiredo, Andréia Sadi, Padre Fábio de Melo e Edu Lyra.

 

As colaboradoras do Museu do Amanhã Camila Oliveira (Educativo) e Kelly Vilela (Conteúdo) participaram do evento compondo a mesa Acessibilidade a importância dos espaços de direito: reflexões e práticas entre escolas e museus, que contou também com a participação de Hilda Gomes (coordenadora da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida) e Mariana Rosa (educadora popular). Perante uma plateia lotada, elas debateram a inclusão e a acessibilidade sob a perspectivas decolonial, e como garantir que espaços públicos sejam frutos de uma construção coletiva que garantam o direito de todos à educação.

 

A 1ª edição do Festival LED - Luz na Educação foi uma realização da Globo e da Fundação Roberto Marinho.