Nova Comissão Nacional de Incentivo à Cultura toma posse

Tomou posse, no dia 15 de agosto, os novos membros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). “Esse é um momento importante no processo de reconstrução do Ministério da Cultura. Estamos devolvendo o protagonismo a um grupo que representa a nossa sociedade, com gente diversa e atenta às diferentes necessidades do fazer cultural”, afirmou a ministra Margareth Menezes.

 

A nova comissão conta com cinco representantes da região Centro Oeste, três da Nordeste, quatro da Norte, cinco da Sudeste e três da Sul, em um total de 14 estados brasileiros. São 11 mulheres e nove homens.

 

Além de critérios de regionalidade e gênero, estão também representados os povos originários e tradicionais, da cultura popular, um especialista em acessibilidades artísticas e outro com foco de atuação no combate a discriminações e preconceitos.

 

O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do MinC, Henilton Menezes, comemorou o “momento singular” de retomada do diálogo da sociedade civil com a cultura. Enalteceu os positivos números da cultura, representando 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregando mais de sete milhões de pessoas. “A cultura também move a economia brasileira”, salientou.

 

Os novos membros do colegiado foram escolhidos por meio de um processo público seletivo conduzido pelo Ministério da Cultura. O mandato da CNIC terá vigência de agosto de 2023 a julho de 2025.