Paço do Frevo lança o livro Frevo Vivo

Em homenagem aos dez anos do reconhecimento do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Paço do Frevo lança o livro Frevo Vivo, uma obra que reúne 11 artigos escritos por pessoas ligadas ao ritmo, com abordagens e visões diferentes sobre os diversos aspectos que envolvem o gênero. O volume conta ainda com uma apresentação do organizador da edição, o jornalista e pesquisador José Teles, e textos de Luciana Félix e Ricardo Piquet, diretor presidente do IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

 

"O livro é um espelho do que o Paço do Frevo vislumbra como caminhos a serem percorridos pelo Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade: uma manifestação cultural que, muito além do Carnaval, amplia seu alcance a territórios vários - o da festa, das periferias, das mulheres, das populações negras, da diversidade de corpos, das religiosidades e crenças, das suas potencialidades incontáveis. É uma honra podermos reunir tantos e diversos amantes do Frevo numa publicação com edição da Companhia Editora de Pernambuco -Cepe e organização de José Teles", comenta Luciana Félix, diretora do museu.

 

Segundo Teles, os artigos trazem temas diferentes, mas que convergem, que analisam, comentam ou historiam o Frevo, o passo ou as agremiações dessa manifestação popular profundamente identificada com o Recife, onde o Frevo começou a ser formatado por volta da última década do século 19. Ele lembra que, ao longo de todos esses anos, o ritmo teve momentos de glória, de altos e baixos, de ostracismo, mas nunca deixou de evoluir e se desenvolver absorvendo novos elementos.

 

"É uma honra e uma alegria para a Cepe participar das homenagens aos 10 anos de elevação do Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A homenagem é muito justa e atesta a força da cultura de Pernambuco no Brasil e no mundo. O Frevo é um ritmo único, que tem no Paço um dos seus mais importantes pólos de preservação. O livro contribui nesse sentido e a Cepe se sente ainda mais favorecida de ser incluída nesse grande esforço cultural", afirma Ricardo Leitão, diretor presidente da Cepe. 

 

A versão digital de Frevo Vivo já está disponível gratuitamente no link https://bit.ly/3VH47B1