Paço do Frevo e Unicap assinam acordo de cooperação

O Paço do Frevo e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) assinaram, na última segunda-feira (26), um acordo de cooperação mútua para promoção do intercambio entre saberes acadêmicos e populares em prol da preservação e valorização do Frevo. Na cerimonia de assinatura, que aconteceu no Paço do Fevo, estiveram presentes o diretor-geral do IDG, Ricardo Piquet; a diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix; o reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira; o chefe de gabinete da Unicap, Rodrigo Pellegrino; e a secretária do Recentro, Ana Paula Vilaça. 

 

 Para Piquet, " ter a Unicap ao nosso lado é  fundamental para a valorização e a salvaguarda das expressões locais. A união entre uma instituição de ensino superior e um museu abre um espaço de diálogo que possibilita a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores, estudantes, e membros das comunidades tradicionais", pontuou gestor.

 

Padre Pedro Rubens agradeceu a oportunidade proporcionaa pelo Paço do Frevo. “Estou aqui como um gesto de gratidão por vocês terem uma casa assim nesta cidade, que é a capital do Nordeste. Se Pernambuco não mostrar o Frevo, vai faltar algo no mundo, pois é algo genuinamente pernambucano. Portanto, para nós é de extrema importância realizar pesquisas sobre o Frevo, nessa parceria de cooperação mútua", enfatizou.

 

A parceria com a Unicap faz uma aproximação entre educação não-formal, como a educação em museus, e o ensino formal, estimulando a compreensão mútua e o respeito às  diferentes formas de conhecimento.

 

Equipamentos administrados pelo IDG têm histórico de parceria com universidades 

 

No Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã- um museu da Prefeitura do Rio administrado pelo IDG- celebrou, este ano, uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro para a realização e promoção da Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, a primeira concedida pela Unesco sobre este tema no Brasil, e a primeira no mundo sobre o tema promovida por um museu e uma universidade. Saiba mais aqui