SER FAVELA, programação on-line do Museu das Favelas, será prorrogada

Ser Favela”, a programação on-line do Museu das Favelas, será prorrogada e terá mais três encontros transmitidos pelo canal do equipamento no YouTube.

 

Nos dias 23 de setembro, sexta, e 5 e 19 de outubro, quartas-feiras, acontecerão três edições da programação, que possui o intuito de contribuir com a construção coletiva do Museu. Desde junho, o “Ser Favela” já abordou temáticas como territorialidade, maternagem, ancestralidade, identidades e educação, com a participação de convidados importantes.

 

Nesta sexta (23), o tema é Ser Festa na Favela, com a participação de Ezio Rosa, do coletivo BixaNagô (SP); Negra Jaque, rapper, mestranda em Arte e Educação, e coordenadora do Galpão Casa de Hip Hop (RS); e Fabin Santin, cantor, integrante do coletivo Tijolin.prod e educador do Museu das Favelas

 

A prorrogação do Ser Favela apresenta os vários motivos para a celebração das vivências e experiências favelizadas, marco da identidade e territorialização encontradas nas festas, nas moradias e nas poesias das favelas, como menciona Vanessa Marinho, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu das Favelas, e que fará a mediação deste encontro.

 

Confira a programação completa:

 

Encontro 7: Ser Festa na Favela 

Quando: 23 de setembro 

Horário: 15h

Duração: 120 minutos

Local: Canal no YouTube do Museu das Favelas

 

A favela respira arte, música, cores, movimento, sonoridades e coletividades. Os bailes funk, as rodas de samba, as rodas de break e tantas outras manifestações marcam as identidades culturais nas favelas pelo Brasil; por isso, em mais este encontro do Ser Favela conversaremos sobre a importância da festa e os sentidos do celebrar não só para o lazer, mas também para a construção de identificações coletivas, para a movimentação da cadeia criativa da cultura e para o impacto social destes encontros nos seus territórios. 

 

Encontro 8: Ser morador de favela 

Quando: 5 de outubro

Horário: 15h

Duração: 120 minutos

Local: Canal no YouTube do Museu das Favelas

 

A arquitetura é a marca estética que forma o imaginário da sociedade sobre as favelas. Porém, em meio a ausência de estruturas mínimas que já é posta, ainda existem camadas profundas que envolvem a experiência de viver nesses territórios, que envolvem materialidades, moradias, habitação e tudo que se desdobra nessa forma, involuntariamente, comunitária de viver.  

Encontro 9: Ser poesia na favela

Quando: 19 de outubro

Horário: 15h

Duração: 120 minutos

Local: Canal no YouTube do Museu das Favelas

 

Já leva um tempo em que a produção literária periférica tem ocupado seus devidos espaços e vem se legitimando permanentemente em garantir que as vozes, expressões e especialmente, a poesia que vem das favelas, sejam ouvidas, lidas e devidamente conservadas em publicações, bibliotecas e acervos. Nesse encontro, vamos celebrar a potência do movimento dos saraus, zines, slam’s e todas as formas que são criação e suporte para que artistas, escritores e poetas periféricos, possam expressar através de seus escritos, as nuances da realidade vivida na favela. 

 

Classificação Indicativa: 10 anos 

Todas as atividades terão tradução em libras.