IDG apoia Greve Global pelo Clima

A Greve Global pelo Clima mobilizou estudantes, ambientalistas, ativistas e cidadãos de diversas partes do mundo, nesta sexta-feira, dia 20 de setembro. O IDG também apoiou o movimento promovendo debates e atividades com seus colaboradores no Museu do Amanhã, no Paço do Frevo e no Fundo da Mata Atlântica.

 

O Museu do Amanhã atrasou em dez minutos a abertura para que o curador, Luiz Alberto Oliveira, falasse ao público sobre a importância da data: “Hoje começa uma semana de manifestações no planeta inteiro, de jovens e crianças, nos dizendo que nossa casa está pegando fogo. Esse é o sentimento de urgência, de pânico. Não é só para nos assustar, é para que a partir do susto a gente comece a agir. Estamos trinta anos atrasados, precisamos começar a tomar as atitudes que vão nos encaminhar para um futuro sustentável, um planeta viável para nós, para nossos filhos e netos e para toda a vida na Terra. Essa luta já começou, está acontecendo hoje. Hoje vamos construir os amanhãs que nós queremos. Viva a vida!”, conclamou.

 

A mensagem de Luiz Alberto foi compartilhada com os colaboradores do Paço do Frevo e do FMA, que se reuniram para conversar sobre a ação. Tudo teve origem no movimento “Fridays for Future”, iniciado pela estudante Greta Thunberg, de 16 anos. A sueca ficou mundialmente conhecida desde que começou a sua greve escolar pelo clima. Em agosto do ano passado, ela se sentou em frente ao Parlamento sueco e estendeu uma faixa de protesto para chamar a atenção dos políticos sobre os desafios das mudanças climáticas. Desde então, vem faltando às aulas todas as sextas e tem falado em eventos importantes, como o Fórum Econômico Mundial em Davos. Neste mês, Greta deve participar da cúpula das Nações Unidas pelo clima, em Nova York.

 

Ainda no Museu do Amanhã, uma faixa de 7 metros com a frase “Nossa casa está pegando fogo” foi estendida no átrio para que estudantes e público fizessem intervenções. Durante todo o dia, o curador e o gerente de Conteúdo, Leonardo Menezes, conversaram com estudantes de escolas públicas sobre o tema.