Paço do Frevo e Museu do Amanhã comemoram Dia das Crianças

 

Nos equipamentos culturais do IDG, a infância e a juventude têm sempre um lugar especial idealizado pelas curadorias na programação, nas exposições e em atividades pedagógicas. No último dia 12 de outubro, Dia das Crianças, o Paço do Frevo inaugurou um novo espaço lúdico e criativo, a Sala Badia, ocupada pela ação "Frevência", com oficinas, brincadeiras e atividades educativas relacionadas com o frevo para crianças. Já no Museu do Amanhã, o Dia das Crianças foi dedicado a atividades como Jogos de Bicicleta, yoga para crianças e apresentações de balé e de escola de samba mirim.

 

Em Recife, a programação contou também com o "Abre a boca, Menino!", no qual passistas mirins e adolescentes da Escola Municipal de Frevo compartilharam suas experiências em uma conversa com o público, culminando em uma roda aberta de frevo, onde todas as crianças foram convidadas a dançar e brincar com o ritmo à sua maneira.

 

Atividades ligadas ao meio ambiente também tiveram destaque no Museu do Amanhã. Pela manhã, os pequenos e suas famílias participaram de um passeio de barco pela Baía de Guanabara. À tarde, aconteceu a Horta Vivência, atividade que promoveu um bate-papo sobre consumo consciente e gestão de resíduos adaptada para as crianças, além de uma oficina de plantio com uso de técnicas e princípios sustentáveis.

 

Na 4ª roda de conversa sobre mobilidade ativa, atividade que o museu vem promovendo ao longo do ano, o tema foi “Pedalando com as crianças”. Encerrando a programação, o museu convidou a Equipe de Ginástica Rítmica da Vila Olímpica da Mangueira, que integra o Projeto Instituto Mangueira do Futuro. A equipe apresenta coreografias temáticas, além de um número especial: o Conjuntão Marielles, performance criada a partir do samba-enredo vencedor do Carnaval do Rio de 2019, que homenageia figuras históricas como a vereadora Marielle Franco.