Paço do Frevo celebra sete anos de engajamentos e ressignificações com o patrimônio imaterial

Fotos: Marcos Pastich/PCR

 

Instituição fundamental para a cultura pernambucana, o Paço do Frevo chega ao sétimo aniversário neste 9 de fevereiro, mesma data em que se celebra o Dia do Frevo, no amargo contexto de um ano sem carnaval. Muito além da sazonalidade da festa popular e reafirmando a sua vocação de equipamento concebido para experimentação, pesquisa e difusão deste Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Frevo, o espaço cultural reestrutura sua aguardada programação suscitando reflexões para a subsistência da produção cultural, a articulação da resistência artística, e os desafios de convivência num período tão atípico.

 

Como parte da engrenagem da indústria criativa pernambucana, o Paço do Frevo, reconhecido Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo — título recebido do Iphan em 2017 — vem buscando soluções diante do atual paradoxo da gestão cultural entre a necessidade imperativa de sustentabilidade das comunidades do Frevo, a demanda por permanência das atividades e a priorização da saúde coletiva que impõe impactantes restrições ao setor.

 

"2020 foi um ano em que aprendemos com a pandemia a reconfigurar nossa relação com o público e com a cadeia de fazedores do frevo conscientes do nosso papel de integração e reflexão de novas formas de experienciar não só o museu, mas o patrimônio cultural. Esses sete anos de vivência nos permitem enfrentar vulnerabilidades e vibrar com as estratégias criativas que nos fortaleceram neste percurso. Fomos cuidadosos não apenas com a manutenção das atividades, de forma remota e presencial, com rígidos protocolos, mas no amadurecimento da nossa gestão, que mesmo num cenário desalentador, amplificou projetos, angariou novos investimentos e cuidou também da sua saúde financeira", coloca Maria Garibaldi, diretora de desenvolvimento de público e parcerias do Instituto de Desenvolvimento e Gestão e liderança estratégica do Paço do Frevo.

 

Para 2021, o Paço do Frevo renovou patrocínios com marcas como Itaú e Grupo Globo, além de atrair como novos patrocinadores White Martins e Uninassau, e firmar cooperação técnica com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) para o programa Paço Criativo, voltado à formação de 1.800 jovens em empreendedorismo cultural.

 

Reafirmando o compromisso em manter vivas as tradições e a cultura frevista ininterruptamente, o museu abre em fevereiro seu profícuo cronograma do ano, em que será trabalhado o eixo temático Refrevar Existências, com uma programação especial de aniversário híbrida (presencial + digital). A agenda inclui a estreia da exposição “Manifestações Culturais do Brasil - A celebração viva do patrimônio imaterial”, live da SpokFrevo Orquestra, lançamento de videoclipe de uma inédita orquestra de frevo digital, intitulada Frevão e comandada por César Michiles, playlists convidadas assinadas por grandes artistas como Lenine, Fafá de Belém, Céu e Chico César, além de depoimentos de personalidades do frevo resgatando memórias afetivas de antigos carnavais nos vídeo “Minha História de Carnaval”.

 

Em parceria com a ilustradora Joana Lira, importante criadora das decorações do Carnaval do Recife, o Paço desenvolveu um quebra-cabeças comemorativo para marcar o aniversário presenteando colaboradores e parceiros. O aniversariante também recebeu mimos de parabéns, com apresentações de lives desenvolvidas por parceiros e transmitidas diretamente do terceiro pavimento do equipamento. Haja fôlego pra tanta festa! Para acomodar toda a folia, de 9 a 14 de fevereiro o horário será estendido, com visitação aberta de terça a sexta, das 10h às 16h, e sábado e domingo, das 11h às 17h — sempre respeitando os protocolos de segurança sanitária, como o uso de máscaras, o distanciamento e a limitação do quantitativo de visitantes por dia.

 

 

Refrevar Existências

 

A gestão, a produção e o acesso à cultura, entendida pelo Paço como direito humano, foram ressignificadas de modo a coexistir com a dinâmica do mundo em pandemia. Neste contexto, a instituição se firmou como referência entre os equipamentos culturais, tanto ao desenhar uma significante presença digital de resistência, com ações interativas como #ocupaçodigital, #frevoemcasa, #museação, Conexões Museais e Patrimônios Inquietos, quanto ao reabrir em setembro, após seis meses de quarentena, seguindo um protocolo rígido e cuidadoso com visitantes e equipe.

 

Em 2021, a temática Refrevar Existências dá continuidade ao eixo “Frevo Atitude”, iniciado no ano passado e redefinido pelos desafios contemporâneos. A visão do Frevo como elemento transformador de realidades norteia o sentido de que “Refrevar Existências” é provocar, do individual ao coletivo, um posicionamento consciente de brincantes que se percebem como parte fundamental da festa, sabem que sem o nó não existe a rede, e que sem folião não existe a multidão e, por isso, as ações individuais refletem como vamos nos guardar para preservar o maior patrimônio que é a vida, para então, no momento certo, e das práticas possíveis, celebrar a existência e resistência da cultura, com segurança para todos.

 

“Se Frevo Atitude é uma forma de estar e de se posicionar no mundo, baseada na intensidade, na energia, no bem estar e na busca pela igualdade, estimulando o reconhecimento e a afirmação de diversidades ativistas e propositivas, Refrevar Existências nos convida a perceber, de forma sensível e empática as diversas existências que nos cercam; nos instiga a reconhecer, visibilizar e respeitar os diversos existires e perceber que a dinamicidade do frevo nos convoca à atitudes acolhedoras, inclusivas, inovadoras e atemporais”, conclui Nicole Costa, gerente geral do Paço do Frevo.