Passo a Paço – Educar através do Frevo

Carol Ferreira e Igor Barreto/Paço do Frevo

 

O Programa Passo a Paço – Educar através do Frevo, é o Programa de Formação Continuada do Paço do Frevo, voltado para professores e estudantes de Licenciaturas. Em sua 2ª edição, o programa promoveu debates, reflexões e atividades em torno dos Ciclos Festivos da Cultura Pernambucana. Partindo de uma perspectiva de que os ciclos festivos condensam uma produção que é marca da diversidade cultural do estado, e que demanda visibilidade em diferentes contextos e períodos, este Programa de Formação Continuada tem como objetivo utilizar os processos educativos como um dos mecanismos possíveis para divulgar e fomentar essa produção, dando suporte para que os educadores tenham subsídios para trabalhar estes temas com conteúdos e metodologias específicos para estas abordagens no cotidiano da sala de aula. Além dos profissionais da educação, o Programa visa atender ainda estudantes de Pedagogia, Museologia e de quaisquer Licenciaturas, desde que tenham interesse na temática. O terceiro encontro ocorre no dia 24 de 05, com acesso gratuito.

 

Proporcionar a aproximação dos profissionais da educação destes temas favorece a inserção dos conteúdos relativos à cultura local nas escolas, contribuindo para a sua difusão e promovendo sua salvaguarda. Ao longo dos meses de março, abril e maio, foram promovidos três encontros, cada um trazendo as referências sobre os diferentes ciclos. No primeiro
encontro (05/04), a programação teve como tema o Ciclo Carnavalesco, com destaque para o Frevo em suas diferentes vertentes, abordando ainda o universo de outras agremiações como Maracatus, Caboclinhos, Ursos, Escolas de Samba, entre outros. Em abril (26/04), o Ciclo Juninofoi o assunto do dia, com ênfase nas expressões associadas a este período, como as Quadrilhas Juninas, o Baião, o Xaxado, e o Coco de Roda. Para finalizar as atividades do 1º sementre, no último encontro (24/05) as brincadeiras associadas ao Ciclo Natalino serão a inspiração para as atividades do dia, que buscarão aproximar os participantes do Reisado, do Cavalo Marinho, do Pastoril e de outras expressões. Na edição anterior, realizada em quatro encontros entre os meses de agosto e novembro de 2017, o Programa trouxe os diferentes universos do Frevo – história, dança, música, agremiações, entre outros – para facilitar a utilização destes conteúdos pelos professores participantes. Os encontros serão sempre das 14hs às 17hs, no 3° andar do Paço do Frevo. As inscrições são gratuitas, e os participantes receberão certificados ao final de cada encontro.

 

Publicado em 15/05/2018, às 11h44.