IDG promove celebração de 5 anos do Paço do Frevo com shows e atividades de férias

Paço do Frevo - Recife-PE (Gestão: IDG - Instituto de Desenvolvimento e Gestão)

Ao completar 5 anos de sua inauguração, no Dia Nacional do Frevo, 9 de fevereiro, o Paço do Frevo abriu as festividades do carnaval em Recife com shows e oficinas, a retomada de projetos educativos como a Hora do Frevo e ainda o lançamento do programa “Frevência - vivências existenciais com o frevo para todas as idades”. À frente de sua administração desde a abertura, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão quer reafirmar a importância do Paço como centro de referência e preservação da cultura do frevo, além de reforçar seu compromisso pedagógico com as futuras gerações.

 

“Desde a abertura, já recebemos mais de meio milhão de visitantes. Com a volta do IDG à gestão, queremos ampliar ainda mais esse número, oferecendo atividades e retomando as que já deram certo. Vamos também intensificar a relação e discutir as programações de maneira mais intensa, ouvindo as agremiações e a nova geração que está à frente dos blocos, para trazer esse olhar de renovação”, afirma Ricardo Piquet, diretor-presidente do IDG.

 

Projeto estratégico do centro cultural dedicado às novas experimentações instrumentais do frevo, a Hora do Frevo retomou sua programação com a apresentação do grupo A Trombonada, que nasceu em 2005 com o objetivo principal de fundir o repertório tradicional nordestino com uma visão inovadora adaptada para a formação musical com cinco trombones. Fundada por iniciativa do trombonista, compositor e arranjador Nilsinho Amarante, a convite do cantor e compositor Silvério Pessoa, a Trombonada lançou, em 2009, seu primeiro CD, “De Madrugada”, com 90% do repertório voltado para a música pernambucana.

 

Entrando no clima das prévias carnavalescas, o Educativo do Paço do Frevo lançou o programa “Frevência - vivências existenciais com o frevo para todas as idades”, uma série de ações para quem conhecer melhor a cultura do frevo. Estão sendo realizadas oficinas de confecção de brinquedos, estandartes e vivências com canto e contação de histórias para crianças a partir dos três anos, além de brincadeiras de roda adaptadas para públicos com deficiência visual e/ou baixa visão a partir dos oito anos.

 

Integram o Frevência o ciclo de atividades “Antes de Zé Pereira, no Paço já é Carnaval, performance “Sentir-Ferver”, dos educadores Sibeli Carvalho, Bruno Leon e Rudah Colaço; e o lançamento do Percurso “Recife, Cidade lendária”, que apresenta uma geografia afetiva de Recife construída a partir das letras dos frevos e história das agremiações. A programação se estende até o dia 1º de março.