Paço do Frevo

 

Reconhecido desde 2012 pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Frevo é uma expressão popular surgida nos carnavais de Pernambuco, no nordeste do Brasil, numa mescla de referências de culturas africanas e europeias, há mais de um século. Oriundo de camadas negras e periféricas da população, o Frevo agrega diferentes territórios e encontra, no Paço do Frevo, seu local de vivência permanente.

Centro de referência na salvaguarda do patrimônio imaterial (título concedido em 2017 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e localizado em Recife-PE, Brasil, o Paço do Frevo é um espaço múltiplo colorindo 2.300m² de um edifício secular tombado que em quatro pavimentos compreende exposições, centro de documentação, salas de aula de música e dança, estúdio, salas de ensaio, bem como outras funcionalidades. O sítio histórico onde está situado possui um rico ecossistema social, que envolve o Bairro do Recife, sua zona portuária, o Centro de Artesanato de Pernambuco, além do Porto Digital, que constitui um complexo de empresas ligadas a tecnologia e inovação.

Fundado em 2014, o Paço do Frevo oferece formações, exposições, debates, apresentações artísticas e outras atividades de difusão e a preservação do Frevo como expoente da cultura popular brasileira. Nestes cinco anos de atuação, com a gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, o Paço do Frevo recebeu mais de 570 mil visitantes, teve mais de 2 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 500 apresentações artísticas. Venceu importantes premiações como o Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2016), Prêmio Nacional Funarte de Programação Continuada para a Música Popular (2015) e o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação (2015).

Atuando como um elo articulador e indutor de territórios, saberes, instituições e comunidades, o Paço do Frevo tem atuado como uma verdadeira plataforma de parcerias, projetos e ideias, estimulando a participação e o engajamento dos públicos. Dentre as parcerias, destacam-se as ações formativas desenvolvidas junto à Universidade Federal de Pernambuco, Conservatório Pernambucano de Música, Fundação Joaquim Nabuco, Rede Memorial, Fórum Permanente de Museus Acessíveis, e outras instituições - sempre com o objetivo de tornar a educação e a cultura elementos de construção da cidadania.

O centro cultural tem em sua programação fixa apresentações de frevo e desfile de agremiações. O Paço integra, também, a plataforma Google Arts & Culture, pela qual visitantes podem conhecer suas instalações e exposições num belo passeio virtual.