Museu das Favelas
Foto: Divulgação | Governo do Estado de São Paulo
O Museu das Favelas é um equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sediado na Praça Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo, edifício tombado e localizado no centro da capital, e gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O Museu é um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e potências criativas das favelas brasileiras. Com entrada gratuita e aberto a todos os públicos, propõe uma viva programação cultural e educativa, exposições, Centro de Referência e Biblioteca.
Tem como premissa máxima o trabalho de reparação social, por meio do protagonismo das pessoas de favela na gestão, na contratação de fornecedores e na criação de rupturas de narrativas, partindo da construção coletiva e compartilhada a ser constituída por meio do relacionamento com a vizinhança, constantemente mapeando iniciativas que geram impacto social, cultural e econômico nas favelas.
Trata-se de uma instituição que parte do passado, perfazendo o presente para contribuir com novos caminhos para o futuro, partindo do princípio de que novos caminhos para a mudança precisam passar pelas favelas, por suas manifestações culturais e pela
potência dos que ali resistem, inovam e criam.
Missão
Nossa missão é conectar e garantir o protagonismo das múltiplas favelas brasileiras, preservando suas memórias e potencializando suas produções culturais, por meio de exposições, programações, ações educativas, pesquisa e difusão de informação.
Visão
Ser um museu de referência, impacto e transformação social, que celebre e preserve a memória, a multiplicidade de saberes e as identidades das favelas.
Valores
Pertencimento, Reconhecimento, Acolhimento.
Confira mais informações no site do Museu das Favelas.